pt
enfrptes

Chamada para publicação: Revista Cenas Educacionais

Atualizado em: 6 de dezembro de 2020

Tema: TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCATIVO: ABORDAGENS COMUNICATIVAS, AUTOCRÍTICAS E (RE)CONSTRUTIVAS

O uso monológico, restrito, acrítico e vazio de sentido das tecnologias digitais e midiáticas na vida em sociedade pode reduzir suas potencialidades educativas seja por meio da compulsão à comunicação, dos círculos viciosos (circunscritos em diferentes plataformas e ferramentas) ou da dependência política, tecnológica, científica e cultural. A proposta busca reunir artigos que têm como norte apresentar ideias e critérios que poderiam ser levados em conta nas reformulações pedagógicas, na tentativa de debater as seguintes questões: As tecnologias seriam uma pretensão para solucionar os complexos problemas da educação ou uma inspiração para os desafios de reconstrução coletiva da vida em sociedade? Que possibilidades comunicativas, autocríticas e (re)construtivas podemos pensar para ir além dos tecnicismos programáticos nos processos de ensino e de aprendizagem? Motivados por tais inquietações sobre as repercussões das tecnologias no campo da educação, tal proposição visa colaborar com esses debates à promoção de diálogos formativos e os saberes tecnológicos voltados às necessidades educativas, para (re)pensar a fissura da racionalidade técnica em vista de um projeto educacional reflexivo e crítico das tecnologias na educação.

Encerramento: 31 de janeiro de 2021.

Instruções:

– Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol, inglês ou francês. As orientações para apresentação/redação de artigos constam na página WEB da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/about/submissions#onlineSubmissions)

– Os manuscritos devem ser enviados via sistema da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA O EDITOR que a proposta deve ser direcionada ao dossiê TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCATIVO.

– OBS: todas as propostas submetidas passarão por análise preliminar dos organizadores/editores para verificação de adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam selecionados, serão encaminhados para o processo de revisão as cegas por pares, conforme as normas da CEDU.

Organização:

Elaine Conte – Professora/Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Adilson Cristiano Habowski – Professor/Pesquisador na Universidade La Salle – UNILASALLE. Doutorando e Mestre em Educação.

Fonte: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/index

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedback destacado
Ver todos os comentários
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Letras - FALE
Faculdade de Letras

Copyright © Gedeall 2020. Todos os direitos reservados. 

0
Adoraríamos saber sua opinião. Deixe um comentário. x
()
x