pt
enfrptes

Artigo publicado: As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante

Atualizado em: 7 de dezembro de 2020

O artigo de autoria de Rusanil dos Santos Moreira Júnior e Rita de Cássia Souto Maior (uma das líderes do Gedeall) foi publicado no volume 15 da Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso (Qualis Capes A1). Confira abaixo o resumo da publicação.

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos sobre as relações dialógicas do discurso e a compreensão responsiva ativa do chamado Círculo de Bakhtin. Os resultados apontam para um discurso que resgata a noção de mulher amante subserviente, dependente, culpada e destruidora de lares. Apesar dessas conotações, a entrevistada demonstra um relevante grau de responsividade ativa ao renomear e, consequentemente, ressignificar a sua condição amorosa.

Palavras-chave: Discurso envolvente; Relações dialógicas; Ética discursiva; Compreensão responsiva ativa; Mulher amante

Leia o artigo completo: Baixar este arquivo PDF (pucsp.br)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedback destacado
Ver todos os comentários
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Letras - FALE
Faculdade de Letras

Copyright © Gedeall 2020. Todos os direitos reservados. 

0
Adoraríamos saber sua opinião. Deixe um comentário. x
()
x